Projetos continuados junto à Comunidade

1. Finanças Infantis: Projeto disponível para escolas, atuando com público alvo de crianças do terceiro ano do ensino Fundamental (8 a 9 anos). Duração: 8 semanas de atividades presenciais

Contato: Profa. Dra. Selene de Souza Siqueira Soares

2. Educação ambiental por meio de resíduos têxteis: Projeto  crianças, atuando com público alvo de  8 a 15 anos.  Duração: 8 semanas de atividades.

Contato: Profa. Dra. Catia Rosana Lange de Aguiar

3. Agregando valor a resíduos têxteis empregando mão de obra qualificada e ociosa:  Projeto disponível para idosos. Duração: 8 semanas de atividades.

Contato: Profa. Dra. Catia Rosana Lange de Aguiar

4. Propriedade Industrial e Gestão da Inovação: Treinamento e Análise de patentes de invenção, modelo de utilidade e desenho industrial para submissão ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Gestão da Inovação: conceitos e identificação de tecnologias por meio de patentes.

Contato: Profa. Dra. Ana Julia Dal Forno

5. Criatividade e Empreendedorismo: Orientações e treinamentos quanto a editais de fomento ao Empreendedorismo, assim como jogos para ativar a criatividade, focado para crianças a partir de 8 anos e/ou adultos.

Contato: Profa. Dra. Ana Julia Dal Forno

6. Jogos de simulações de Mudanças Climáticas: Projeto disponível para toda comunidade acadêmica e escolas públicas. Duração: 1 semana de atividades presenciais.

Contato: Profa. Dra. Caroline Rodrigues Vaz

7. Prospecções futuras nos processos, produtos e serviços voltados às Energias Renováveis e Mobilidade Elétrica: Projeto disponível para toda comunidade acadêmica e escolas públicas. Duração: 1 semana de atividades presenciais.

Contato: Profa. Dra. Caroline Rodrigues Vaz

8. Gestão de resíduos: Propostas de conscientização ambiental, atitudes sustentáveis e disposição de resíduos domésticos

Contato: Prof. Dr. Miguel Angelo Granato

9. Oficina de filmes biodegradáveis:  A oficina pode ser disponibilizada para alunos do ensino fundamental e médio. As atividades são práticas e abordam o uso de produtos naturais, como algas marinhas, cascas de frutas e carapaça de camarão, para obter filmes plásticos biodegradáveis que podem ser utilizados na conservação de alimentos.

Contato: Profa. Dra. Andrea Cristiane Krause Bierhalz

10. Técnicas de tingimento:  Apresentar conceitos sobre corante x fibra, realizar tingimentos em equipamentos laboratoriais e de forma artesanal/manual para reaproveitamento de produtos têxteis. Apresentar a importância de parâmetros como temperatura, quantidade do corante, lavagem para obter um produto de boa resistência.

Contato: Prof. Dr. Fernando Ribeiro Oliveira

11. Nomenclatura têxtil: Projeto sobre nomenclatura de termos técnicos para vendedores de loja especializada em produtos têxteis.

Contato: Profa. Dra. Fernanda Steffens

12. Customização de produtos têxteis: Projeto sobre customização para agregar valor a produtos têxteis a partir de diferentes técnicas

Contato: Profa. Dra. Fernanda Steffens